Mensagens populares

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Fitness: Efeito sanfona

Hoje venho falar de um assunto que assombra a vida de muita gente... Efeito sanfona!

O efeito sanfona acontece quando uma pessoa sofre com a oscilação de peso (perda e ganho de peso) repetitivamente. Fato é, que esse evento normalmente acontece com pessoas que fazem dietas radicais: dieta da sopa, dieta da proteína, dieta South Beach, dieta Athkins, dieta da lua, etc. Ou resolvem fazer "regime" ou invés da reeducação alimentar.

Como hoje vivemos em uma sociedade imediatista, ansiosa, e muito exigente, queremos tudo para ontem certo?! E quando decidimos que queremos algo, queremos ver os resultados LOGO! Porém quando falamos de mudar o corpo, o caminho mais curto e mais rápido não é o melhor. Já dei algumas dicas de como mudar a sua alimentação, mas a questão vai muito além disso. A mudança tem que acontecer primeiramente no seu interior, na sua mente, na sua consciência... É mudar o seu estilo de vida. E aos poucos o exterior começa a refletir a sua mudança interna, e deixa de ser uma OBRIGAÇÃO. A nutrição funciona assim, quando você ingere alimentos nutritivos ricos em vitaminas e minerais a pele, o cabelo, as unhas refletem isso. Agora, não me venha reclamar de espinhas, flacidez, gordura localizada, celulite e etc. se a sua dieta é a base de fast food (e dentro dessa classe eu incluo os Subway's da vida porquê engana-se quem acha que é um lanche saudável), biscoitos recheados, doces, bebidas açucaradas (refrigerantes, sucos de caixinha, suco de pózinho) e frituras.

Agora falando fisiologicamente, o nosso organismo se sente ameaçado quando perdemos muito peso muito rápido. Uma forma de defesa para que o ponteiro da balança não continue descendo é desacelerar o metabolismo (queimando menos calorias do que o normal), para que o corpo possa voltar ao peso anterior. É, o nosso corpo luta contra isso. Mas isso só acontece porquê não é saudável, do contrário o efeito sanfona não aconteceria. E é quando o metabolismo desacelera e a pessoa começa a ganhar peso novamente, e o desespero bate, e a pessoa fica ansiosa, desapontada, já não tem mais ânimo para fazer uma dieta restrita... Joga tudo pro alto e volta a comer o que comia anteriormente. Resultado = peso igual ou superior ao anterior. Ninguém precisa sofrer com isso! Leve o tempo que precisar, dê um passo de cada vez, que os resultados aparecerão com o tempo.

E efeito sanfona acontece com todo mundo, até com as(os) famosas (os). Vamos ver quem são?

Fernanda Souza que luta contra a balança desde a época de Chiquititas, e só recentemente conseguiu controlar o efeito sanfona.

Bruno Gagliasso também já teve o seu peso oscilando para mais ou menos 15 quilos.

  
Kelly Osbourne que está muitooo bela!! Quanta mudança, não? Não só no corpo mais no estilo, na atitude. A fashionista revelação dos últimos tempos. Palmas para Kelly!

Gerard Butler tem que mudar a forma física para os diferentes papéis que interpreta, mas no caso a primeira foto é dele de férias. Não nos decepcione Gerard hehe.


E Ms. Mariah provando que nem as divas estão livres do efeito sanfona. Não é de hoje que a loira luta contra a balança (muito antes de engravidar).

Agora... 1 minuto de silêncio! Meu antes e depois. Porquê nutricionista também é ser humano, também têm vontade de comer besteiras, preguiça de ir malhar, fica estressada, tem TPM e blá blá blá. E não faz fotossíntese pra viver só de alface hehehehe.


Na foto da esquerda eu já fazia nutrição tá gente, e foi a minha fase mais gorda (e não era gordinha assim antes). Ganhei muito peso no início da graduação. E depois quando fui absorvendo as coisas que aprendia e aplicando no meu dia a dia. Meu peso não oscila há um bom tempo.

Mas é isso minha gente, o meu recado que fica aqui pra vocês hoje é: mude o estilo de vida que você leva, pense como uma pessoa magra e saudável mesmo que você ainda não seja assim. E se você já é, melhore a cada dia... Evolua.

Beijos da nutri.
Juliana Naganuma
Instagram: @junaganuma

Sem comentários :

Enviar um comentário

Seja bem-vindo! Obrigada por deixar seu comentário/opinião/crítica construtiva! Volte sempre :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...